Project Description

Projeto Carta & Sonho

A Associação Nosso Sonho

A Associação Nosso Sonho é uma instituição filantrópica que visa a inclusão de crianças e jovens com Paralisia Cerebral (PC) tanto na sociedade como no mercado de trabalho. É constituída de unidade clínica e pedagógica que, em trabalho integrado, proporciona a seus associados atendimentos com profissionais nas áreas de fisioterapia, fonoaudióloga, terapeuta ocupacional, educacional e arte terapeuta. Para conhecer um pouco mais sobre o trabalho da organização, acesse:

http://www.nossosonho.org.br

Sobre a ação

A parceria com a Nosso Sonho voltou como ação recorrente! Serão semanas inesquecíveis de troca de cartas entre voluntários e as crianças e jovens da Instituição, em uma ação de desenvolvimento cognitivo, confiança e cooperação.

Neste projeto, o Carta e Sonho, serão dez assistidos participantes e 20 voluntários.

Destes, serão 10 voluntários assistentes e 10 voluntários correspondentes, que formarão duplas de trabalho. Cada jovem terá, então, dois voluntários, um assistente e um correspondente.

Durante quatro quartas-feiras, na própria Nosso Sonho, os dez voluntários assistentes – somente eles –  se reúnem com os jovens e especialistas técnicos da Nosso Sonho para auxiliar na escrita de cartas, que terão como tema os sonhos dos participantes.

Então, o voluntário assistente se compromete a levar esta carta até a Tecnisa, para o voluntário correspondente e, junto com ele, respondem a carta enviada pelo jovem.

Após quatro semanas, todos se reúnem na Nosso Sonho para a Festa da Troca, quando o jovem apresenta uma pintura que represente o sonho do voluntário e os voluntários, em troca, entregam um presente que represente o sonho destes jovens.  Neste momento, voluntários correspondentes e jovens se conhecem pela primeira vez!

Pré-requisitos

Ter disponibilidade, obrigatória, de presença na capacitação (13/9) e Festa da Troca (25/10).

Caso você seja voluntário assistente, é preciso que você se disponha a ir quatro vezes (20/9, 27/9, 4/10 e 11/10) até a Nosso Sonho, sempre antes do trabalho, das 8h30 às 9h30 – será especial!

Quando

A atividade começa dia 13 de setembro, percorre quatro semanas de correspondência e se encerra no dia 25 de outubro, com a grande Festa da Troca.

Capacitação

Antes do início das atividades, os voluntários receberão uma breve capacitação prática e obrigatória, no dia 13/9, com relação ao público que participará da ação e às atividades que serão realizadas. Cada colaborador inscrito também será informado sobre as diretrizes gerais do Programa de Voluntariado TECNISA.

Transporte

No intuito de estimular o transporte consciente e as caronas solidárias, a TECNISA disponibilizará para a atividade na Nosso Sonho um número limitado de taxis, quando necessário, durante os dias da ação. Frisamos a importância de articulação entre todo o grupo participante, organizando quem estará de carro e poderá oferecer carona aos demais. Ou, então, se for o caso, o grupo deverá decidir a melhor forma de utilizar o transporte oferecido pela empresa. Para maiores informações, contatar a área de Responsabilidade Social.

Verba

Essa ação conta com uma verba determinada. Para mais informações, contatar a área de Responsabilidade Social.

Vagas

20 vagas.

Vagas esgotadas!